Dissertações Concluídas
D01 - ALESSANDRO SILVA DE OLIVEIRA
Júri Químico: Uma atividade Lúdica para Ensinar Conceitos em Química.
Ano de Conclusão: 2005
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D02 - NYUARA ARAÚJO DA SILVA MESQUITA
As Visões de Ciência nos Desenhos Animados Jimmy Nêutron e o Laboratório de Dexter.
Ano de Conclusão: 2006
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D03 - EDUARDO LUIZ DIAS CAVALCANTI
O Uso RPG (RolePlaying Game) no Ensino de Química.
Ano de Conclusão: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D04 - DANILA FERNANDES MENDONÇA
Jornal Científico como Atividade Lúdica para Construção de Conceitos em Química.
Ano de Conclusão: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D05 - WESLEY FERNANDES VAZ
O Ensino de Química para Adolescentes em Conflito com a Lei: Possibilibades e Desafios.
Ano de Conclusão: 2007
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D06 - THIAGO CARDOSO DE DEUS
Um Estudo Sobre a Inclusão Digital de Professores de Química da Região Metropolitana de Goiânia - GO.
Ano de Conclusão: 2008
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D07 - SÉRGIO SILVA FILGUEIRA
O Lúdico em Física: elaboração e desenvolvimento de um mincongresso com temas de física moderna.
Ano de Conclusão: 2009
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D08 - LARISSA DE MELO EVANGELISTA
O Lúdico e a Educação Ambiental: Diálogos Possíveis.
Ano de Conclusão: 2009
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D09 - MARCELO FERNANDES SANTOS
A robótica educacional e suas relações com o ludismo: por uma aprendizagem colaborativa.
Ano de Conclusão: 2010
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D10 - RODOLFO CARVALHO
Avaliação dos Futuros Professores em Ciências Biológicas sobre a Polêmica Criacionismo e Evolucionismo.
Ano de Conclusão: 2010
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D11 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Implicações Pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra.
Ano de Conclusão: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D12 - VITOR DE ALMEIDA SILVA
A aprendizagem colaborativa como método de apropriação do conhecimento químico em sala de aula.
Ano de Conclusão: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D13 - MÁRCIA PEREIRA DUTRA DE REZENDE
A elaboração de jogos de ecologia por estudantes do ensino médio: perspectivas para a avaliação da aprendizagem no ensino de Biologia.
Ano de Conclusão: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D14 - MAIKON BATISTA LEITE
Abordagem Contextual nos Capítulos de Estequiometria e Soluções nos Livros Didáticos de Química Aprovados pelo PNLEM/2012.
Ano de Conclusão: 2013
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D15 - JEFFERSON FAGUNDES ATAÍDE
Relações pedagógicas entre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e o professor de ciências da rede pública estadual de Goiás: o contexo do PBLE.
Ano de Conclusão: 2013
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita.
D16 - THÁLITA MARIA FRANCISCO DA SILVA
Perspectivas de Formação Continuada para Professores de CiÊncias/Biologia Utilizando Jogos em Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Ano de Conclusão: 2014
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita.
D17 - LARISSA SANTOS PEREIRA
LUDICIDADE E TIC: Caracterização da webquest como uma metodologia lúdica no ensino de ciências.
Ano de Conclusão: 2014
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita.
D18 - CARLOS ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Róbotica Educacional Aplicada ao Ensino de Química: colaboração e aprendizagem.
Ano de Conclusão: 2014
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D19 - EDNA SHERON DA COSTA GARCEZ
Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: um estudo do estado da arte.
Ano de Conclusão: 2014
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D20 - ANA FLÁVIA SOUZA MIRANDA
O Uso e a Construção de Jogos Educativos de Química no Processo de Ensino-Aprendizagem na Modalidade EJA de Ensino.
Ano de Conclusão: 2015
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D21 - ZARA HOFFMANN
Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação do Professor Indígena do Curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás.
Ano de Conclusão: 2015
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D22- THAIZA MONTINE GOMES DOS SANTOS CRUZ
Enquanto Isso na Sala de Justiça...Histórias em Quadrinhos no Ensino de Química
Ano de Conclusão: 2015
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D23- MARA CRISTINA DE MORAES GARCIA
Robótica Educacional e Aprendizagem Colaborativa no Ensino de Biologia: discutindo conceitos relacionados ao sistema nervoso central
Ano de Conclusão: 2015
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D24- SUPERCIL MENDES DA SILVA FILHO
Construção de Objetos Virtuais de Aprendizagem Para Apropriação de de Conhecimentos Químicos no Ensino Médio.
Ano de Conclusão: 2015
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D25- LAYLA KAROLINE TITO ALVES ROCHA
Investigação de uma Disciplina Experimental Optativa no Contexto do PIBID UFG: uma leitura a partir das relações sócioafetivas.
Ano de Conclusão: 2015
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D26- ÉVERTON CARDOSO ZANÉLA
Avaliação em Ensino de Química: uma proposta alternativa utilizando jornal sobre radioatividade.
Ano de Conclusão: 2016
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D27- SARA DE ALMEIDA
A Prática como Componente Curricular nos Cursos de Formação de Professores de Química no Estado de Goiás.
Ano de Conclusão: 2016
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D28 - KENIA CRISTINA MOURA DE OLIVEIRA
Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores: o dito e o não dito nos PPC de Licenciatura em Química
Ano de Conclusão: 2016
Orientadora: Prof. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D29 - WALEX FERNANDES LIMA
Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química por Meio da Robótica Educacional.
Ano de Conclusão: 2016
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D30 - DYLAN ÁVILA ALVES
Licenciaturas em Química do IF Goiano: concepções e influências no contexto formativo.
Ano de Conclusão: 2016
Orientadora: Prof. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D31 - VICTOR RICARDO FÉLIX FERREIRA
O Movimento Escoteiro e a Educação não Formal no Ensino e Aprendizagem de Conceitos Químicos.
Ano de Conclusão: 2016
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D32 - ALAN JHONES DA SILVA SANTOS
A Prática Como Componente Curricular e o Estágio Supervisionado: a percepção do graduando de licenciatura em química no estado de Goiás.
Ano de Conclusão: 2017
Orientador: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D33 - FELIPE AUGUSTO DE MELLO REZENDE
Jogos no Ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V epistemológico de Gowin.
Ano de Conclusão: 2017
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D34 - GIOVANNA MORENO PARIZOTTO
Noções de Programação Estruturada em Phyton no Ensino de Física: um caminho para o ensino médio por meio da cultura lúdica.
Ano de Conclusão: 2017
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D35 - TEREZINHA VITOR DE LIMA
Professores de Matemática da Rede Estadual em Goiânia: TDIC em perspectiva.
Ano de Conclusão: 2017
Orientador: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D36 - MARIÂNGELA CÉLIA DE SOUZA
Abordagem dos Princípios da Química Verde por meio do Lúdico na Formação Ambiental de Professores de Química.
Ano de Conclusão: 2018
Orientador: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D37 - RICARDO SILVÉRIO GOMES PINHEIRO
Robótica Educacional e Ensino de Química no Curso de Engenharia Civil: uma perspectiva para aprendizagens colaborativa e cooperativa.
Ano de Conclusão: 2018
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D38 - JAISA ANGÉLICA VIEIRA DA MATA
Ensino de Química com o Uso de Tecnologia Digitais Para uma Educação de Jovens e Adultos Rejuvenescida.
Ano de Conclusão: 2018
Orientador: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita.
D39 - MARIA APARECIDA DA SILVA LEITE
Mapeamento das Zonas de Perfil Conceitual de Calor por meio de um Jogo Educativo para Alunos da EJA.
Ano de Conclusão: 2018
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D40 - JENNYFER RIBEIRO DE MORAES IONASHIRO
O Uso de Jogos no Ensino de Química e suas Relações com os Estágios de Desenvolvimento Cognitivo.
Ano de Conclusão: 2018.
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D41 - SULAMITA GISLENE DIAS MIRANDA
O Uso de Jogos Pedagógicos no Ensino-Aprendizagem e na Avaliação de Bioquímica para o Ensino Médio.
Ano de Conclusão: 2019.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D42 - POLLYANA DE GODOY PINTO
OS PODERES DAS SUPER-HEROÍNAS: Possibilidades de Discussão de Conceitos Científicos com Estudantes do Ensino Médio.
Ano de Conclusão: 2020.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D43 - CLEBERSON SOUZA DA SILVA
O Jogo e a Teoria do Processamento da Informação no Ensino de Geometria Molecular.
Ano de Conclusão: 2020.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D44 - KLEBER FRANCISCO DA SILVA
Interações Químicas e Interculturais: uma proposta de educação em química de forma lúdica por meio dos direitos humanos e da arte transgressora do grafite..
Ano de Conclusão: 2020.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
D45 - WESLEY FALCÃO MAGELA
Educação Ambiental em perspectiva nas Licenciaturas em Química dos Institutos Federais no Brasil.
Ano de Conclusão: 2020.
Orientador: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita
D46 - ROBERT RAMOS LEITE
Interferências do Contexto de Conflitos entre Ciência e Religiosidade no Ensino de Química.
Ano de Conclusão: 2021.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D47 - DIEGO DINIZ FERREIRA GOMES
Formas de socialização do conhecimento por cientistas: as redes sociais em perspectiva.
Ano de Conclusão: 2021.
Orientadora: Profa. Dra. Nyuara Araújo da Silva Mesquita.
D48 - VIVIANE RIBEIRO DA MATA
Jogos no Ensino de Biologia: um estado da arte dos trabalhos científicos no Enebio e no Enpec (1997 a 2019).
Ano de Conclusão: 2022.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.
D49 - WASHINGTON MARCOS CAMILO
Que Ciência é Essa? Aproximações entre os estudos culturais do corpo e a formação de professoras/es em ciências da natureza.
Ano de Conclusão: 2022.
Orientador: Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares.